Assalto ao Santa Maria | Filmes Portugueses

Assalto ao Santa Maria

Assalto ao Santa Maria, filme de Francisco Manso

YouTube Preview Image

Sinopse:
Zé é um jovem emigrante português que em 1960 passa por um período difícil na Venezuela – o trabalho é escasso e as perspectivas poucas para tantos sonhos.
O acaso coloca no seu caminho o capitão Henrique Galvão, um dos mais proeminentes opositores do regime do ditador Salazar.
Fascinado por Galvão, Zé junta-se a um grupo de exilados políticos portugueses e galegos que, sob o comando do militar português, preparam a mais sensacional acção de protesto jamais levada a cabo: o assalto e ocupação do paquete “Santa Maria”, jóia da coroa da marinha lusitana.
O assalto, que começa no dia 21 de Janeiro de 1961, no porto venezuelano de La Guaira, leva Henrique Galvão e os seus homens a navegar pelo Atlântico Sul durante onze dias inesquecíveis. Perseguidos pela esquadra americana e escrutinados pela imprensa internacional, os assaltantes do “Santa Maria” têm de lutar contra as tensões internas, as tentativas de sabotagem e o descontentamento dos passageiros, ao mesmo tempo que tentam passar ao mundo uma mensagem de liberdade e esperança contra as ditaduras da Península Ibérica.
Mas para Zé essa viagem vai ser muito mais do que a aventura perigosa e visionária que a história registará. Vai ser também o palco para uma extraordinária história de amor com Ilda, uma jovem passageira portuguesa cujo destino se entrelaça inexoravelmente com o seu. Uma paixão intensa pela qual vale a pena viver, tanto quanto vale a pena morrer pelo ideal da liberdade.

Ficha Técnica:
Realização: Francisco Manso
Argumento: João Nunes e Vicente Alves do Ó
Produtor: José Mazeda
Ano: 2008
Género: Ficção, Drama e Romance

Elenco:
Pedro Cunha (Zé Ramos)
Leonor Seixas (Ilda)
Carlos Paulo (Capitão Henrique Galvão)
Alfonso Algra (Capitão José de Sotomaior)
António Cerdeira (Camilo Mortágua)
André Gomes (General Humberto Delgado)
Vítor Norte (Alfredo Enes)
Maria d’Aires (Amália Enes)
Bruno Simões (Júlio, “camarada de armas” de Zé)
João Cabral
João Maria Pinto

Nota:
Assalto ao Santa Maria” é um filme de Francisco Manso que vai estrear no final  de 2009.
Para quem não sabe o guionista João Nunes, que participou na escrita do guião, têm um blogue  intitulado joaonunes.com onde podem encontrar muito bom conteúdo e ver algumas imagens deste filme.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivado em: Filmes

Comentários (33)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. HENRIQUE MOTA diz:

    Caros amigos.
    Seria imperdoável se os “homens do cinema” se “esquecessem” deste facto histórico que foi a tomada do paquete “Santa Maria”, como forma de denunciar ao mundo a aberrante ditadura do regime de Oliveira Salazar. Sou contemporâneo desse inolvidável acontecimento, e na ocasião estava em Luanda onde era furriel – miliciano, juntamente com um sobrinho do capitão Henrique Galvão. É indiscritível a alegria que sentimos quando soubemos da acção revolucionária dos homens do DRIL, que inicialmente pensou-se se dirigiriam para a capital angolana. O desenrolar dos acontecimentos levou a um resultado não previsto, mas ficou-nos a esperança de que a ditadura de Salazar não seria eterna…e não foi, graças ao empenho dos povos coloniais na luta pelo derrube do regime fascista que vigorou em Portugal e Colónias, durante cerca de quatro décadas. saudações – Henrique Mota.

  2. Boas Henrique,

    É muito bom ter aqui um comentário de uma pessoa que viveu este acontecimento.

    Muito obrigado pelo seu comentário!

    Um Abraço

  3. miguel diz:

    Caro Edgar,

    O filme “Assalto ao Santa Maria”, de Francisco Manso, não é um documentário. É uma longa-metragem de ficção.
    Fica a correcção.

    Cumprimentos,

    Miguel

  4. João Cunha diz:

    Tive oportunidade de fazer figuração neste filme, e foi uma experiência memorável.
    Foi-nos dito que a ante-estreia seria em Dezembro passado, no entanto tal não aconteceu, e nunca mais tivemos informaçao nenhuma sobre o filme…

    Sabem para quando quando está porevista a antestreia?

  5. ANDRE RAMOS diz:

    BOA NOITE! SOU ANDRE GOIS RAMOS, FILHO DE JOSE DA CUNHA RAMOS, E FIQUEI FELIZ E AO MESMO TEMPO PREOCUPADO COM ESTE FILME. PESQUISO ESTE ASSUNTO A ALGUNS ANOS DESDE QUE CONSEGUI A MUITO ESFORÇO, ALGUNS DETALHES IMPORTANTES SOBRE TODA A HISTORIA DE SUA VIDA. ESTOU MUITO CURIOSO E ANSIOSO PARA ASSISTIR A ESTA PRODUÇÃO AO LADO DE MEU PAI. COMO PODEREI OBTER UMA COPIA DESTE FILME? JA FOI FEITA A ESTREIA? GOSTARIA DE SABER MAIS INFORMAÇÕES.

    ATENCISAMENTE,

    ANDRE RAMOS

  6. ANDRE RAMOS diz:

    Bom dia! O video acima, fala que o “ZE” é venezuelano, está errado….por favor corrijam se for possível.

    Estou aguardando contato.

    ANDRE RAMOS

  7. Boas Miguel,
    Sim, o filme é uma longa-metragem de ficção, mas tem também um lado documentado, visto ser baseado em factos reais. Por isso, optei por inserir na categoria “Documentários”.

    EDIT
    Miguel… contactei o João Nunes, guionista do filme, e de facto o filme não pode ser considerado como um documentário. Peço imensa desculpa por esta falha.

    Um abraço

    Olá João,
    No dia 28 de Março, o produtor do filme, anunciou que o “Assalto ao Santa Maria” iria estrear no final do ano de 2009, mas ainda não existe uma data certa.

    Um abraço

    Boas André,
    Como disse em cima, o filme, estreia no final de 2009, logo, ainda não poderá obter uma cópia desta longa-metragem.

    André, fiquei curioso… Você não sabia da produção deste filme? O seu pai nunca foi contactado pela produção? Acho isso muito estranho, visto que o filme, por aquilo que percebi, anda em torno do seu pai!

    Em relação ao vídeo, não posso fazer nada, é um programa de televisão que se chama Fotograma e que nada tem haver comigo. Se não fosse você, eu nunca teria dado por essa falha.

    Um abraço

  8. ANDRE RAMOS diz:

    Edgar, Obrigado pela gentileza de nos responder. Infelizmente meu pai nunca foi contactado por nenhum escritor ou produtor. É uma pena, porque meu pai tem muita riquesa de detalhes daqueles dias, que tenho certesa que não estarão neste filme. Em um documentário feito por MargariTa Ledo, aparece uma imagem da epoca, em que meu pai esta segurando a bandeira de Portugal, após a liberação dos passageiros.
    Espero ao menos um dia, que este Grupo, seja reconhecido e homenagiados em vida, pois realmente são herois do passado e que conseguiram uma vitoria Historica, e com consequencias boas até hoje para Portugal.
    Um grande abraço!

  9. ANDRE RAMOS diz:

    IDÉIA PARA ESTREIA: 19 JANEIRO DE 2010, QUANDO ESTE FATO HISTÓRICO COMPLETA 50 ANOS. DATA FANTASTICA ….

  10. ANDRE RAMOS diz:

    DESCULPEM…FOI A EMOÇÃO… 49 ANOS….

  11. Olá André,

    Eu estava convencido que se tratava de um documentário, por isso é que perguntei se ninguém tinha contactado o seu pai. Numa troca de mail com o João Nunes, ele explicou-me que “…é uma longa metragem de ficção que, a partir dos eventos reais de 1961, cria uma história dramática onde elementos factuais se misturam com outros puramente ficcionais…”.

    Realmente é uma pena o seu pai nunca ter sido abordado para um verdadeiro documentário sobre o assunto…

    Sim, a data em que aposta parece-me bem, vamos esperar para ver se acertou ;)

    Obrigado pelos comentários!

    Um grande abraço.

  12. Fabiola diz:

    Gostaria de indicar o site Revista Lusofonia com texto do Prof. João Alves das Neves escritor e jornalista sobre o Capitão Henrique Galvão
    http://revistalusofonia.wordpress.com/2009/07/05/o-navio-%e2%80%9csanta-liberdade%e2%80%9d-do-cap-galvao/.

    Abraços.
    Fabíola

  13. Jorge diz:

    A antestreia do filme já passou, foi privada, portanto…
    O filme é suposto estrear agora em Novembro.

  14. Ludenbergue Góes diz:

    Cheguei por acaso a esta página e gostaria de informar que tenho pronto, à espera de um editor, um livro com a história completa e verdadeira do sequestro do Santa Maria. Além dos livros já escritos e do noticiário dos jornais portugueses,espanhóis e brasileiros da época, tenho como principal fonte Victor Velo, um dos participantes do episódio. Ele é filho de Pepe Velo, o idealizador do sequestro e que, estranhamente, não aparece no filme. Se souber de alguma editora que possa se interessa pelo livro, avise-me. Ludenbergue Góes.Jornalista.São Paulo. Brasil.

  15. Caro Ludenbergue,

    Não estou por dentro de editoras de livros, de qualquer maneira vou tentar fazer alguns contactos e depois digo-lhe alguma coisa.

    Muito obrigado pelo seu contacto.

    Cumprimentos.

  16. Ludenbergue Góes diz:

    Obrigado, Edgar fico agradecido pelo seu interesse e aguardo novo contato, embora já tenha iniciado tratativas com uma editora aqui do Brasil.

  17. Ana Paula Pereira diz:

    Caros amigos

    O meu sogro, que não cheguei a conhecer, foi um dos intervenientes desta história. Cicero Campos Leite era o seu nome e era o médico de bordo. Soube pelo meu cunhado que existe um personagem a fazer o seu papel e gostaria de dar ás minhas filhas a oportunidade de saberem algo da história do avô que nunca conheceram. Por favor diga-me quando e como poderei conseguir uma cópia este filme.

    Muito obrigada e cumprimentos

  18. ANDRE GOIS RAMOS diz:

    PREZADO EDGAR,

    QUERIA SABER NOVIDADES SOBRE A ESTREIA DESTE FILME TÃO ESPERADO.

    GRANDE ABRAÇO!

    ANDRE

  19. ANDRE GOIS RAMOS diz:

    EDGAR, BOA NOITE! QUERIA SABER COMO ESTA A PROGRAMAÇÃO PARA A ESTREIA DESTE FILME.

    ANDRE GOIS RAMOS

  20. Ana e André,
    ainda não tenho noticias para vocês.

    Não encontro nenhuma informação de uma previsão para estreia nacional, muito menos para uma edição em DvD.

    Assim que souber algum pormenor, coloco aqui uma mensagem.

    Cumprimentos.

  21. pedro sam joao diz:

    ola, sou o pedro e tenho 15 anos. E u tambem agradecia que me avisasem quando é a estreia do filme eu quero ver, pois por isso eu participei nele como figurante.

    Eu tambem fiz um guiao de um filme meu mas nunca fiz as filmagens porque nao dava tempo. O filme chamava.se ” o sonho triste acabado em romançe “.
    Era um filme bem feito com jovens da minha idade.
    Bem nao tenho mais nada para dizer por isso……xau
    Um abraço ao francisco manso e se ele participa se nos oscares ele e que devia de ganhar…………..

  22. antonio monteiro diz:

    Essa acção foi heroica, com certeza.
    Salazar impose um regime autoritario sem duvida.
    Este estadista dirigiu um império sobre 3 continentes. Estabilizou este império que estava em bancarota com o regime républicano: desde 1910, 40 governos sucederam-se. Não sou um admirador deste homem mas a realidade dos acontecimentos fala em favor dele. Não podemos dizer que usou do poder para se enriquecer. Lançou um programa de alfabetização por todo o pais e escolas abriram em todas as freguesisas. Modernizou o pais progressivamente e com os unicos meios de investimento produzidos por a nossa nação.
    Hoje em dia, os nossos dirigentes são incapazes de realizarem um orçamento equilibrado. Vivemos com emprestimos internacionais e as dividas são para os nossos filhos um dia pagarem. No poder, eleitos da esquerda ou da direita, todos enriquecem e ca esta o zé povinho a pagar cada vez mais e ganhar cada vez menos… e ainda devemos abençoar de vivermos nesta democracia de incompetentes e papistas! e ca esta a crise a servir de desculpa! A ultima em dia é o programa de reforma do ensino que prevê o encerramento de numerosas escolas (abertas por Salazar) por todo o pais: as crianças que ja pouco aprendem nas aulas de 10 alunos com professores pouco motivados vão levantarem-se cedinho para tomarem o autocarro e irem para aulas com 30 alunos e professores ainda menos motivados e mais depressivos. Deixo-vos imaginar o resultado escontado.
    Salazar foi o homem duma certa época e num certo contexto nacional e internacional. Acomparo-o com De Gaulle em França e não como os ditadores fascistas espanhol-italiano ou alemão que chegaram ao poder pela força e mandaram a morte milhares de pessoas. Quando vejo a situação dramatica na qual se encontra hoje Portugal, é pena que não haja um Salazar em cada repartição para que os serviços do estado andem mais bem dirigidos e tratem todos os cidadãos por igual.

  23. Luisa Amaral diz:

    ANDRE GOIS RAMOS
    Por um acaso de sorte vim parar a este blog.
    Trabalho no semanário »Expresso» em Portugal, não sei se conhece e estou a investigar o caso Santa Maria para publicação de um livro no próximo ano – 50 anos. Curiosamente ando à procura de pessoas que tenham sido testemunhas do ocorrido sejam elas activistas do movimento do capitão Henrique Galvão, tripulantes, passageiros ou outros quaisquer como jornalistas. Tive uma pequena conversa com Camilo Mortágua que não foi conclusiva. Por isso estou aqui a manifestar-lhe o meu grande interesse em falar consigo e com o senhor seu pai o mais breve possível. Deixe-lho aqui os contactos possíveis luisaamaral88@gmail.com. Espero que me envie o seu, inclusivé o seu nº de telefone para podermos por em contacto o mais brevemente possível. Posso ligar-lhe a qualquer hora. Dar-lhe-ei p meu número de telemóvel quando me responder para o mail. Aproveito para lhe dizer que sabia da existência da figura do seu pai no sucedido e há algum tempo que o procuro sem êxito. Daí o meu contentamento quando vi os seus comentários neste blogue e desde a o informo que a ante-estreia do filme foi em Lisboa no dia 13 de Setembro e que a estreia é a 23 de Setembro e 22 de Setembro há o lançamento do livro do comandante Jorge Soutomaior traduzido em português pela editora de José ntónio Barreiros Terei o maior prazer en enviar-lhe o referido livro. Quanto ao filme poder-lhe-ei dar-lhe os contactos mais tarde
    No sábado será publicado no meu jornal uma pré publicação do livro de Jorge Souto Maior e uma entrevista ao editor. Posso enviar-lhe por mail em PDF
    Com os melhores cumprimentos e aguardando ansiosamente por uma resposta sua.
    Luísa Amaral
    P.S. Vivem em Portugal ou fora de Portugal?

  24. Bartholomew Simpson diz:

    Sou primo em segundo grau de Edmundo Pedro, um dos Homens que participou neste assalto.

    Ele e o seu pai (se nao estou em erro) estavam ambos um de cada lado da barricada, quando um abre a escotilha dos esgotos para permitir ao outro fugir… Será que isso esta tambem retratado no filme? Duvido, e acredito piamente que a pesquisa de campo foi demasiado pequena

  25. francisco diz:

    boa tarde, alguem pode-me informar em que cinema posso ver este filme?

  26. Boas Francisco.

    Só encontrei uma sala de cinema, em Viana do Castelo.
    Entre o dia 22 de Outubro a 27 de Outubro no cinema Castello Lopes Viana do Castelo, todas as sessões são ás 18:50.
    Se encontrar mais salas com o filme, aviso.

    Cumprimentos

  27. Ludenbergue Góes diz:

    Aos que se interessam por este assunto, informo que, em março de 2011, deve ser lançado o meu livro “O sequestro do Santa Maria – Um sonho de liberdade”, com antecdentes, detalhes da operação e destino dos participantes. Além de pesquisa na Internet, jornais da época e livros, contei com a colaboração de Vitor Velo, um dos comandos e filho de Pepe Velo, o mentor do sequestro. Ludenbergue Góes

  28. Suo Antonio Frutuoso um dos assaltantes diz:

    Suo um dos participantes do st Maria
    e com muito orgulho digo, Gustaria de
    me comunicar com algum de meus companheiro
    Sou residente no Canada ha 30 Anos
    estou mais ou menos e Vivo .vi alguns videoa
    do filme e gostei muito Bem Haja

  29. Eva Barros diz:

    O meu pai participou nas filmagens com alguns carros de época e como figurante, e já assistimos ao filme no cinema. Gostámos bastante desta produção. Soube que amanhã irá ser exibido na televisão nacional e portanto gostaria de saber se irá ser posto á venda o Dvd do filme.

    Cumprimentos,
    Eva Barros

  30. Fernando Luís diz:

    Acabei de ver o filme . O pai de uma cunhada minha já falecido foi contramestre do Santa Maria durante esse periodo. Fez o desenbarque em Santa Lucia e deu-me a sua prespectiva dos acontecimentos.

    Na penultima cena do filme quando Carlos Paulo fala da morte do jovem não pude deixar de pensar do custo colateral branqueado no filme.

    Ficamos a saber alguma coisa sobre João José Nascimento Costa? Não É claro que não . A imagem branqueada dos assaltantes ficará sempre maculada por este assassinio sem sentido. Neste filme de aventuras o unico heroi nao teve lugar…. é pena. Muita pena

  31. Roberto Lourenço diz:

    Bom dia, alguém me podia indicar onde posso comprar o filme?? cumps,

  32. Sofia diz:

    Boa tarde!

    eu sou uma aluna do 12ºano e estou a fazer um trabalho sobre o Assalto ao Sta Maria e gostaria de saber se alguem me pode dar informações mais pormenorizadas sobre este tema!

    aguardo resposta

    Cumprimentos

    Sofia Gouveia

  33. José Aguiar diz:

    Esta história está mal contada. E para quem não sabe, o Sr Henrique Galvão, que antes se posicionava à direita de Salazar, virou democrata depois de ter sido apanhado, segundo o Prof. Marcelo Caetano, a embolsar uma taxa em África que cobrava em nome do Estado e que por si foi inventada para seu exclusivo proveito.Ele próprio reconhece o seu erro no livro que escreveu ” Carta Aberta a Salazar”. Infelizmente a História do Século XX está cheia de mentiras e o Sr Francisco Manso e o guionista estão a contribuir para isso.

Coloque um Comentário



Pode criar uma imagem para mostrar com o seu comentário Gravatar.