Florbela

Florbela, um filme de Vicente Alves do Ó

Estreia Nacional no dia 8 de Março de 2012

Sinopse:
Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela separa-se de forma violenta de António. Apaixonada por Mário Lage, refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles, oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. …
Na cumplicidade do irmão aviador, Florbela procura um sopro em cada esquina: amantes, revoltas populares, festas de foxtrot e o Tejo que em breve verá o irmão partir num hidroavião. O marido tenta resgatá-la para a normalidade, mas como dar norte a quem tem sede de infinito? Entre a realidade e o sonho, os poemas surgem quando o tempo pára. Nesse imaginário febril de Florbela, neva dentro de casa, esvoaçam folhas na sala, panteras ganham vida e apenas os seus poemas a mantém sã. Por isso, Florbela tem que escrever!
Este filme é o retrato íntimo de Florbela Espanca: não de toda a sua vida cheia de sofrimento, mas de um momento no tempo, em busca de inspiração, uma mulher que viveu de forma intensa e não conseguiu amar docemente.

Ficha Técnica:
Realização: Vicente Alves do Ó
Argumento: Vicente Alves do Ó
Produtor: Pandora da Cunha Telles e Pablo Iraola
Ano: 2012
Género: Drama
Duração: 119’

Elenco:
Dalila Carmo (Florbela Espanca)
Albano Jerónimo (Mário Lage)
Ivo Canelas (Apeles)
Rita Loureiro (Sophia D’Arriaga)
José Neves (António)
António Fonseca (João Espanca)
Carmen Santos (Henriqueta)
Maria Ana Filipe (Adelaide)
Marques d’Arede (Sr. Lage)
Anabela Teixeira (Júlia Alves)

Cartaz do filme “Florbela”

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Arquivado em: EstreiasFilmes

Comentários (7)

Trackback URL | Comentários RSS Feed

  1. Pweeky diz:

    Esta de parabens o cinema nacional. Finalmente se comeca a usar a inesgotavel fonte de argumentos que a historia de Portugal tem.

  2. Carlos Estevão diz:

    Este Filme pela ficha ténica só foi feito pelo realizador,atores e Produtor.

  3. Carlos,
    Não percebo o porquê desse tom irónico… Se é visitante regular do Filmes Portugueses, sabe perfeitamente que não disponibilizamos a ficha técnica completa dos filmes.

    Cumprimentos

  4. Jorge Possante diz:

    Os portugueses podiam ser os melhores no cinema, felizmente ainda temos pessoas que vão fazendo qualquer coisa, mas com os apoios e da maneira que isto está…

  5. Acho que o cinema português está de facto a crescer e fico muito contente por ter imensa vontade de ir ver este flme, parece-me que tem tudo para ser um sucesso, mesmo a nível internacional. Parabéns pelo site também desconhecia.

  6. Ricardo,
    Obrigado pela visita e pelo comentário.

    Cumprimentos.

  7. Filipa Simão diz:

    Um filme bem conseguido com um argumento “levemente” inspirado na vida de uma grande portuguesa, por muitos esquecida…

    A melhor forma de apoiar o cinema português (pelo menos para meros mortais como eu) é contribuir para a sua bilheteira. Porque o que é nosso também é bom com mais cena de acção menos efeito especial.

Coloque um Comentário



Pode criar uma imagem para mostrar com o seu comentário Gravatar.